
Os habitantes do planeta esgotam no próximo sábado, os recursos naturais que o planeta lhes proporciona anualmente. O alerta é da organização não-governamental Global Footprint Network, que todos os anos determina o dia em que o consumo da humanidade esgota os recursos naturais.
A partir de 21 de Agosto, passaremos a consumir e a viver dos créditos respeitantes ao próximo ano. "Significa que demorámos menos de nove meses para esgotar o nosso orçamento ecológico para este ano", observou Mathis Wackernagel, presidente da GFN. Em 2009, o limite dos recursos naturais foi alcançado a 25 de Setembro mas, segundo o responsável do GFN, o desempenho deste ano não significa que o consumo tenha aumentado. "Este ano, analisámos todos os nossos dados e percebemos que, até agora, tínhamos sobreavaliado a produtividade das florestas e das pastagens. Por outras palavras, exagerámos a capacidade que a Terra tem para regenerar e absorver o nosso excesso."
A Global Footprint Network também calculou os serviços e recursos que são fornecidos pela natureza e comparou-os ao consumo dos seres humanos e às emissões poluentes que estes emitem. "Na década de 1980, a nossa Pegada Ecológica era equivalente à dimensão da Terra. Actualmente, é 50 por cento superior."
in Correio da Manhã

0 comments:
Post a Comment