Thursday, August 19, 2010

Whisky é combustível


Cientistas escoceses anunciaram o registo de um novo carburante biológico para automóveis produzido a partir de subprodutos do processo de destilação do whisky.

Durante dois anos, investigadores da Universidade Napier, em Edimburgo, desenvolveram o biocombustível que pode, segundo eles, ser usado em viaturas sem qualquer sistema de adaptação particular, bastando adicioná-lo à gasolina ou ao gasóleo.

O novo carburante necessita apenas dos dois principais subprodutos resultantes do fabrico do uísque: o líquido produzido pelos alambiques de cobre e o que resta do grão depois da destilação. "O novo biocarburante é fabricado a partir de materiais biológicos que já foram gerados", assinalou Martin Tangney, que dirigiu as investigações.

In Correio da Manhã

Tuesday, August 17, 2010

Dia do Excesso


Os habitantes do planeta esgotam no próximo sábado, os recursos naturais que o planeta lhes proporciona anualmente. O alerta é da organização não-governamental Global Footprint Network, que todos os anos determina o dia em que o consumo da humanidade esgota os recursos naturais.

A partir de 21 de Agosto, passaremos a consumir e a viver dos créditos respeitantes ao próximo ano. "Significa que demorámos menos de nove meses para esgotar o nosso orçamento ecológico para este ano", observou Mathis Wackernagel, presidente da GFN. Em 2009, o limite dos recursos naturais foi alcançado a 25 de Setembro mas, segundo o responsável do GFN, o desempenho deste ano não significa que o consumo tenha aumentado. "Este ano, analisámos todos os nossos dados e percebemos que, até agora, tínhamos sobreavaliado a produtividade das florestas e das pastagens. Por outras palavras, exagerámos a capacidade que a Terra tem para regenerar e absorver o nosso excesso."

A Global Footprint Network também calculou os serviços e recursos que são fornecidos pela natureza e comparou-os ao consumo dos seres humanos e às emissões poluentes que estes emitem. "Na década de 1980, a nossa Pegada Ecológica era equivalente à dimensão da Terra. Actualmente, é 50 por cento superior."

in Correio da Manhã